quarta-feira, 3 de março de 2021

Operação Urbana Consorciada Novo Centro Cívico - EuroGarden Maringá é objeto de Estudo de Caso




"COALIZÕES DE PODER, RENTISMO E PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO: EXPERIMENTOS DO URBANISMO NEOLIBERAL EM MARINGÁ (PR)" é o título do Estudo de Caso que compõe os resultados intermediários do projeto Regimes Urbanos e Governança Democrática do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles. 

De autoria dos pesquisadores do Núcleo UEM/Maringá  do Observatório das Metrópoles, Ricardo Luiz Töws, Paulo Roberto de Souza e Ana Lucia Rodrigues, o estudo produziu um levantamento a respeito dos atores, alianças público-privadas, relações de poder e processos de decisão para a criação do espaço urbano no âmbito municipal, demonstrando como se dão as coalizões de poder local e o tipo de governança urbana que está presente nos municípios brasileiros.

No caso de Maringá, o foco de análise foi a Operação Urbana Consorciada (OUC) Novo Centro Cívico - EuroGarden, que foi concebida e aprovada em uma grande área dentro da cidade de Maringá. O vasto terreno é oriundo da desativação de um aeroporto, que a INFRAERO posteriormente repassou ao município. 

Trata-se ainda da única OUC aprovada na Região Metropolitana de Maringá. Todavia, foi aprovada em 2013 e revogada em 2018. A despeito disso, gerou valorização da terra e do entorno, se constituindo em objeto de marketing urbano e de inserção no planejamento estratégico da cidade (TÖWS, 2015) e na lógica do voto. 

Para conferir o artigo na íntegra acesse o link 👉COALIZÕES DE PODER

Nenhum comentário:

Postar um comentário